sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Qual é o futuro do lazer?

Uma das grandes curiosidades que tenho é sobre qual será o futuro do lazer? A cada dia surgem novas modalidades, o mercado e as novas tecnologias oferecem uma série de novas opções para os que tem os bolsos mais cheios de dinheiro. Grandes centros urbanos, destinos turísticos,pousadas, hotéis, Resorts, restaurantes, parques de diversões e entretenimento investem milhões buscando no turismo de alto nível e pessoas com alto poder aquisitivo.

E as camadas mais pobres?  Este um lado triste da "moeda"dessa evolução, se podemos assim chamar, é que as opções de lazer desenvolvidos atualmente visam prioritariamente o público de classe média-alta. A oferta de opções de lazer atual aumentou porém tem um alto custo e não está acessível para todas as classes sociais. Existe uma disparidade entre a evolução do lazer privado e a evolução do lazer público que fica cada vez mais esquecido e obsoleto. Lazer é um direito da população que deve ser garantido pelo poder público à população. Mas a realidade é outra e infelizmente bem negativa no Brasil e em outros diversos países, pouco se vê para a população mais pobre e carente que não tem condições financeiras de pagar por práticas de lazer privado.

O pouco que se encontra atualmente como praças públicas, ruas de lazer, cinemas, zoológicos, parques públicos, reservas ambientais,ciclovias, quadras de esportes, teatros, museus que na sua grande maioria, atravessam por dificuldades financeiras ou não tem o devido gerenciamento e zelo por parte de seus administradores,do poder público e dos próprios cidadãos que não colaboram na conservação destes lugares.

Nosso país e a população é carente de espaços de lazer públicos em boa parte dos municípios, o mais comum é ver poucas ações da própria comunidade sem apoio do poder público criando os chamados "campinhos de futebol", as traves são feitas de bambu e atividade acontece de forma precária. Um cenário que não condiz com o país que receberá um dos maiores eventos esportivos do planeta, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, gastando milhões da população e qual será o real benefício oferecido a população pós-copa e pós-olimpíadas, além dos grandes estádios e centro-esportivos que serão construídos para realizar estes eventos? Quem serão os grandes beneficiados com estas obras além das empreiteiras?


Claro que a primeira vista, quero que estes eventos aconteça em nosso país, quem não quer? Se escuta muito: "Ah,serão gerados milhares de empregos com o turismo e as obras para estes eventos!"  Mas e depois que acabar estes eventos? Estes empregos não são fixos ou permanentes em sua grande maioria, pra onde vai toda essa demanda de trabalhadores? Outra questão a ser discutida  são os valores cobrados pelos ingressos, que pelo andar da carruagem, não serão tão baratos...


Analisando com mais cuidado, não vejo o país preparado e organizado devidamente para realizar eventos deste porte. Um país com tantas lacunas e deficiências em infra-estrutura básica, saúde, educação, lazer e transporte precisa primeiro criar uma base sólida, sanar estes elementos que estão em deficiência para captar eventos de tal porte como uma olimpíada ou Copa do Mundo. Um país para receber tal evento deve ter como um dos pré-requisitos estar bem sustentado, estruturado e consolidado em seus pilares sociais. Mas isto fica de aprendizado para todos nós.

A minha sugestão é que no futuro sejam realizados anualmente jogos em prol do bem a humanidade, aonde seleções de cada país participante terão de cumprir provas em busca de melhorias do bem estar social de comunidades que passam por dificuldades, como ajudar locais,hospitais, orfanatos, abrigos,cidades ou regiões em situações precárias como fome, miséria e pobreza.


 As medalhas serão os sorrisos das pessoas atendidas e a felicidade de poder fazer o bem a quem necessita. Serão  investimentos empregados naqueles que realmente necessitam e trará benefícios reais para todos nós! Espero estar vivo para ver algo neste sentido! Será  que é possível?

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Dicas de como organizar uma festa de aniversário de sucesso!


Vamos fazer a festa!

Será que o simples pensamento de organizar uma festa infantil te faz suar frio? Talvez você não agrada da ideia de entreter uma turma da pesada de crianças a cada festa de aniversário do seu filho(a)!? Bem, uma coisa é certa - o aniversário  é uma data muito especial, é o dia que a criança veio ao mundo, a festa traz consigo inúmeras coisas como tão esperados presentes embrulhados com cuidado, cartões, o reencontro de membros da família e amigos! Ou seja festa de aniversário não pode faltar!


Help! Onde eu começo?

OK, não entre em pânico. Encontre um tempo adequadamente conveniente para sentar-se calmamente com seu filho e discutir que tipo de festa que vai ser. As chances de você acertar aumentam quando você organiza de acordo com as características que chamam atenção do seu filho! Escute suas imaginações  e pouco a pouco, você ter varias idéias, vá listando uma variedade enorme de possibilidades para criar a melhor festa, mas seja realista. Você consegue montar uma montanha russa na sua casa?  Você conseguirá realizar a festa de aniversário dos sonhos do seu filho? Busque fazer o que as suas condições  lhe possibilite fazer. Seja realista com seu filho e diga o que você pode fazer e o que você não pode. Nunca crie expectativas que você não poderá cumprir.
 Será que você tem tempo para completar todos os preparativos? Uma vez que você tenha decidido sobre um tema ou tipo particular de festa, passar algum tempo na elaboração de uma lista de idéias, inicia uma contagem regressiva para imaginar quanto trabalho será envolvido.

4-6 semanas para a festa:
Escolha uma data, local e horário adequado para a festa.
Telefone para empresas locais que prestem serviços de animação de festas e eventos, eles podem ajudar a incrementar sua festa com diversas atrações como danças, teatros, jogos, brincadeiras e muito mais! Mas é importante verificar a disponibilidade e reservar com antecedência  Se você quer entretenimento especial, contrate um profissional responsável. Marque uma conversa, uma reunião para acertar os detalhes da festa e dizer o que seu filho mais gosta de brincar, o que ele não gosta, para que não haja surpresas desagradáveis durante a festa.
Sente antes com seu filho, para discutir a lista de convidados. Enviar convites com seu filho na escola.

2-4 semanas para  a festa:
Se a sua festa local não contratar um buffet para fornecer comida, escrever o seu menu.
Encha seu freezer.
Compre comida e bebida para a festa com antecedência, assim terá a oportunidade de conseguir melhores preços e descontos.

1 Semana para a festa:
Fazer uma lista de tudo que já foi feito e o que ainda falta fazer.
Finalizar tudo que está pendente!
Comprar ou encomendar o bolo de aniversário.
Ligar para o Buffet, salão de festas,  e fazer as últimas compras da festa online ou no supermercado.
Contacte novamente com as equipes contratadas e confirme a data, horário e local para que ninguém se atrase.

No Dia:
Decorar o local e preparar a comida e bebida.
Decore com balões de hélio.
Escreva o nome de cada convidado em uma etiqueta para anexar as mesas. Isso irá evitar qualquer transtorno potencial.
Mantenha o controle de quem deu  presente ao seu filho. isto ajuda para agradecer
pela presença e o presente.

Isso é que eu chamo de entretenimento!

Monitores animados podem adicionar um toque extra de brilho a qualquer "festa". Muitos jogos, brincadeiras e surpresas vão roubar a atenção de seus filhos durante todo a festa, deixando os pais agradecidos e felizes para realizar o papel de simples hospitaleiro, podendo conversar com os convidados e divertir-se também!.

Lembre-se: os melhores animadores infantis são muitas vezes contratados com meses de antecedência, especialmente nos finais de semana. Contactar-los o mais rapidamente possível.

Uma vez que os convidados voltaram para casa, o aniversariante estará exausto dormindo, coloque os pés para cima e trate de tomar um copo gelado de vinho ou suco! Afinal, você merece!

Boa festa!!!





terça-feira, 6 de novembro de 2012

Dicas de presentes para o Natal!

O Natal está chegando e você ainda não sabe o que vai dar para seus filhos.   Percebo que inúmeras famílias dão uma quantidade enorme de brinquedos para seus filhos, netos, sobrinhos e que com o passar do tempo a criança cresce e este brinquedos deixam de ser usados, perdendo sua função principal, além de tomar espaço nos armários.



 Que tal fazer este ano uma proposta diferente de natal?
Independente se você tem uma boa condição financeira, é importante educar os filhos sobre as compras, ensinar que para ganhar tem que merecer e se esforçar. Dar sem merecimento não acrescenta muito na educação das crianças e você perde uma boa oportunidade de mostrar a criança sobre a importância de conquistar, de ter objetivos, disciplina e outros fatores.Uma boa forma é fazer uma lista de pontuação com observações e objetivos e a cada semana marcar uma conversa com seus filhos se eles conseguiram cumprir os objetivos. Claro que é necessário ter bom senso nos objetivos a serem traçados paras crianças colocando "metas" atingíveis de acordo com a idade dela, recomendo  iniciar á partir de 5 anos aonde a criança já possui um certo entendimento.


Outra prática interessante é realizar a opção de "Troca", para ganhar um novo presente é preciso doar outro brinquedo para alguma criança carente, creche ou escola. É uma experiência aonde você pode desenvolver  com o seu filho"Desapego material", sociabilidade, caridade e amor ao próximo. Faça essa prática com que seu filho(a) participe de todo processo, principalmente da entrega dos brinquedos para as crianças carentes, ter a oportunidade de fazer outras pessoas felizes já é um ótimo presente para nosso coração!

Uma opção educativa é produzir os brinquedos com seus filhos, existem aviões, carros, barcos, quebra-cabeças aonde é necessário pai e filho trabalharem juntos e quando terminam, o valor sentimental daquele brinquedo será enorme, além de desenvolver habilidades motora, trabalho de equipe, cooperação e etc.

Sugiro também, Dê uma árvore de presente!  A cada natal você pode plantar uma árvore com seu filho. Crianças adoram brincar na terra, incentive a cuidar da planta todos os dias, podendo assim aprender um pouco sobre ecologia e meio ambiente!

Faça a decoração da árvore de natal com materiais recicláveis, além de ficar bonito e econômico você educa um pouco mais seu filho.

Evite comprar jogos e brinquedos inadequados a idade da criança, que incentivem a violência como armas de brinquedo, o que ela aprende na infância tem fortes chances de refletir quando se tornar um adolescente ou adulto.

DICA DE MELHOR PRESENTE: Opções de presentes existem muitos e filhos amam presentes! O presente que eles amam mais são PAIS PRESENTES!


Fica a Dica, bom Natal para todos!