sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Qual é o futuro do lazer?

Uma das grandes curiosidades que tenho é sobre qual será o futuro do lazer? A cada dia surgem novas modalidades, o mercado e as novas tecnologias oferecem uma série de novas opções para os que tem os bolsos mais cheios de dinheiro. Grandes centros urbanos, destinos turísticos,pousadas, hotéis, Resorts, restaurantes, parques de diversões e entretenimento investem milhões buscando no turismo de alto nível e pessoas com alto poder aquisitivo.

E as camadas mais pobres?  Este um lado triste da "moeda"dessa evolução, se podemos assim chamar, é que as opções de lazer desenvolvidos atualmente visam prioritariamente o público de classe média-alta. A oferta de opções de lazer atual aumentou porém tem um alto custo e não está acessível para todas as classes sociais. Existe uma disparidade entre a evolução do lazer privado e a evolução do lazer público que fica cada vez mais esquecido e obsoleto. Lazer é um direito da população que deve ser garantido pelo poder público à população. Mas a realidade é outra e infelizmente bem negativa no Brasil e em outros diversos países, pouco se vê para a população mais pobre e carente que não tem condições financeiras de pagar por práticas de lazer privado.

O pouco que se encontra atualmente como praças públicas, ruas de lazer, cinemas, zoológicos, parques públicos, reservas ambientais,ciclovias, quadras de esportes, teatros, museus que na sua grande maioria, atravessam por dificuldades financeiras ou não tem o devido gerenciamento e zelo por parte de seus administradores,do poder público e dos próprios cidadãos que não colaboram na conservação destes lugares.

Nosso país e a população é carente de espaços de lazer públicos em boa parte dos municípios, o mais comum é ver poucas ações da própria comunidade sem apoio do poder público criando os chamados "campinhos de futebol", as traves são feitas de bambu e atividade acontece de forma precária. Um cenário que não condiz com o país que receberá um dos maiores eventos esportivos do planeta, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, gastando milhões da população e qual será o real benefício oferecido a população pós-copa e pós-olimpíadas, além dos grandes estádios e centro-esportivos que serão construídos para realizar estes eventos? Quem serão os grandes beneficiados com estas obras além das empreiteiras?


Claro que a primeira vista, quero que estes eventos aconteça em nosso país, quem não quer? Se escuta muito: "Ah,serão gerados milhares de empregos com o turismo e as obras para estes eventos!"  Mas e depois que acabar estes eventos? Estes empregos não são fixos ou permanentes em sua grande maioria, pra onde vai toda essa demanda de trabalhadores? Outra questão a ser discutida  são os valores cobrados pelos ingressos, que pelo andar da carruagem, não serão tão baratos...


Analisando com mais cuidado, não vejo o país preparado e organizado devidamente para realizar eventos deste porte. Um país com tantas lacunas e deficiências em infra-estrutura básica, saúde, educação, lazer e transporte precisa primeiro criar uma base sólida, sanar estes elementos que estão em deficiência para captar eventos de tal porte como uma olimpíada ou Copa do Mundo. Um país para receber tal evento deve ter como um dos pré-requisitos estar bem sustentado, estruturado e consolidado em seus pilares sociais. Mas isto fica de aprendizado para todos nós.

A minha sugestão é que no futuro sejam realizados anualmente jogos em prol do bem a humanidade, aonde seleções de cada país participante terão de cumprir provas em busca de melhorias do bem estar social de comunidades que passam por dificuldades, como ajudar locais,hospitais, orfanatos, abrigos,cidades ou regiões em situações precárias como fome, miséria e pobreza.


 As medalhas serão os sorrisos das pessoas atendidas e a felicidade de poder fazer o bem a quem necessita. Serão  investimentos empregados naqueles que realmente necessitam e trará benefícios reais para todos nós! Espero estar vivo para ver algo neste sentido! Será  que é possível?

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Dicas de como organizar uma festa de aniversário de sucesso!


Vamos fazer a festa!

Será que o simples pensamento de organizar uma festa infantil te faz suar frio? Talvez você não agrada da ideia de entreter uma turma da pesada de crianças a cada festa de aniversário do seu filho(a)!? Bem, uma coisa é certa - o aniversário  é uma data muito especial, é o dia que a criança veio ao mundo, a festa traz consigo inúmeras coisas como tão esperados presentes embrulhados com cuidado, cartões, o reencontro de membros da família e amigos! Ou seja festa de aniversário não pode faltar!


Help! Onde eu começo?

OK, não entre em pânico. Encontre um tempo adequadamente conveniente para sentar-se calmamente com seu filho e discutir que tipo de festa que vai ser. As chances de você acertar aumentam quando você organiza de acordo com as características que chamam atenção do seu filho! Escute suas imaginações  e pouco a pouco, você ter varias idéias, vá listando uma variedade enorme de possibilidades para criar a melhor festa, mas seja realista. Você consegue montar uma montanha russa na sua casa?  Você conseguirá realizar a festa de aniversário dos sonhos do seu filho? Busque fazer o que as suas condições  lhe possibilite fazer. Seja realista com seu filho e diga o que você pode fazer e o que você não pode. Nunca crie expectativas que você não poderá cumprir.
 Será que você tem tempo para completar todos os preparativos? Uma vez que você tenha decidido sobre um tema ou tipo particular de festa, passar algum tempo na elaboração de uma lista de idéias, inicia uma contagem regressiva para imaginar quanto trabalho será envolvido.

4-6 semanas para a festa:
Escolha uma data, local e horário adequado para a festa.
Telefone para empresas locais que prestem serviços de animação de festas e eventos, eles podem ajudar a incrementar sua festa com diversas atrações como danças, teatros, jogos, brincadeiras e muito mais! Mas é importante verificar a disponibilidade e reservar com antecedência  Se você quer entretenimento especial, contrate um profissional responsável. Marque uma conversa, uma reunião para acertar os detalhes da festa e dizer o que seu filho mais gosta de brincar, o que ele não gosta, para que não haja surpresas desagradáveis durante a festa.
Sente antes com seu filho, para discutir a lista de convidados. Enviar convites com seu filho na escola.

2-4 semanas para  a festa:
Se a sua festa local não contratar um buffet para fornecer comida, escrever o seu menu.
Encha seu freezer.
Compre comida e bebida para a festa com antecedência, assim terá a oportunidade de conseguir melhores preços e descontos.

1 Semana para a festa:
Fazer uma lista de tudo que já foi feito e o que ainda falta fazer.
Finalizar tudo que está pendente!
Comprar ou encomendar o bolo de aniversário.
Ligar para o Buffet, salão de festas,  e fazer as últimas compras da festa online ou no supermercado.
Contacte novamente com as equipes contratadas e confirme a data, horário e local para que ninguém se atrase.

No Dia:
Decorar o local e preparar a comida e bebida.
Decore com balões de hélio.
Escreva o nome de cada convidado em uma etiqueta para anexar as mesas. Isso irá evitar qualquer transtorno potencial.
Mantenha o controle de quem deu  presente ao seu filho. isto ajuda para agradecer
pela presença e o presente.

Isso é que eu chamo de entretenimento!

Monitores animados podem adicionar um toque extra de brilho a qualquer "festa". Muitos jogos, brincadeiras e surpresas vão roubar a atenção de seus filhos durante todo a festa, deixando os pais agradecidos e felizes para realizar o papel de simples hospitaleiro, podendo conversar com os convidados e divertir-se também!.

Lembre-se: os melhores animadores infantis são muitas vezes contratados com meses de antecedência, especialmente nos finais de semana. Contactar-los o mais rapidamente possível.

Uma vez que os convidados voltaram para casa, o aniversariante estará exausto dormindo, coloque os pés para cima e trate de tomar um copo gelado de vinho ou suco! Afinal, você merece!

Boa festa!!!





terça-feira, 6 de novembro de 2012

Dicas de presentes para o Natal!

O Natal está chegando e você ainda não sabe o que vai dar para seus filhos.   Percebo que inúmeras famílias dão uma quantidade enorme de brinquedos para seus filhos, netos, sobrinhos e que com o passar do tempo a criança cresce e este brinquedos deixam de ser usados, perdendo sua função principal, além de tomar espaço nos armários.



 Que tal fazer este ano uma proposta diferente de natal?
Independente se você tem uma boa condição financeira, é importante educar os filhos sobre as compras, ensinar que para ganhar tem que merecer e se esforçar. Dar sem merecimento não acrescenta muito na educação das crianças e você perde uma boa oportunidade de mostrar a criança sobre a importância de conquistar, de ter objetivos, disciplina e outros fatores.Uma boa forma é fazer uma lista de pontuação com observações e objetivos e a cada semana marcar uma conversa com seus filhos se eles conseguiram cumprir os objetivos. Claro que é necessário ter bom senso nos objetivos a serem traçados paras crianças colocando "metas" atingíveis de acordo com a idade dela, recomendo  iniciar á partir de 5 anos aonde a criança já possui um certo entendimento.


Outra prática interessante é realizar a opção de "Troca", para ganhar um novo presente é preciso doar outro brinquedo para alguma criança carente, creche ou escola. É uma experiência aonde você pode desenvolver  com o seu filho"Desapego material", sociabilidade, caridade e amor ao próximo. Faça essa prática com que seu filho(a) participe de todo processo, principalmente da entrega dos brinquedos para as crianças carentes, ter a oportunidade de fazer outras pessoas felizes já é um ótimo presente para nosso coração!

Uma opção educativa é produzir os brinquedos com seus filhos, existem aviões, carros, barcos, quebra-cabeças aonde é necessário pai e filho trabalharem juntos e quando terminam, o valor sentimental daquele brinquedo será enorme, além de desenvolver habilidades motora, trabalho de equipe, cooperação e etc.

Sugiro também, Dê uma árvore de presente!  A cada natal você pode plantar uma árvore com seu filho. Crianças adoram brincar na terra, incentive a cuidar da planta todos os dias, podendo assim aprender um pouco sobre ecologia e meio ambiente!

Faça a decoração da árvore de natal com materiais recicláveis, além de ficar bonito e econômico você educa um pouco mais seu filho.

Evite comprar jogos e brinquedos inadequados a idade da criança, que incentivem a violência como armas de brinquedo, o que ela aprende na infância tem fortes chances de refletir quando se tornar um adolescente ou adulto.

DICA DE MELHOR PRESENTE: Opções de presentes existem muitos e filhos amam presentes! O presente que eles amam mais são PAIS PRESENTES!


Fica a Dica, bom Natal para todos!

domingo, 23 de setembro de 2012

Felicidade: Qual é o momento ideal e como podemos ser felizes?






Creio que uma das questões mais discutidas internamente pelo ser humano, porém não são externalizadas e criticadas como deveria ser. Pergunte-se ou junte um grupo de amigos e reflitam sobre essa pergunta: Qual é o momento que vou aproveitar a minha vida e fazer o que sempre sonhei!?
Ao iniciarmos a nossa vida e durante a nossa infância, vivenciamos um pouco desta experiência, outros mais, outros menos, devido a uma série de fatores como: Culturais, sociais, econômicos, religiosos e pessoais. A criança é um ótimo exemplo a ser seguido, de um modo geral, elas são felizes e brincam independente de onde estão, de que dia é, de que horas ou com quem estão.  Elas tem a capacidade de desfrutar de sua felicidade sem se preocupar com o que vem depois, com que os outros vão pensar, são autênticas, sinceras, trazem consigo uma essência mágica que com o passar dos anos costuma se perder ou esquecer dessa virtude. Uma pena! Pense em quantas coisas simples você mesmo fez na sua infância e foi extremamente divertido, o quanto você foi feliz com tão pouco, por exemplo brincar  com uma vassoura e imaginar que era um cavalo ou uma nave espacial...com um lençol montar uma cabana em sua própria cama com seus irmãos ou amigos!
mas outras ações vão adentrando em nossas vidas e vão modificando e nos faz abandonar esse lado bom, essa essência infantil pura que  nos faz ser feliz com pouco ou quase nada!
A maturidade precoce é um dos grande males no meu ponto de vista da perda dessa energia que nos move quando crianças, hoje em dia as crianças já tem uma agenda de atividades como a de um adulto executivo, não possui horas livres para brincar com os amigos e familiares.
O capitalismo empobrece nossa mente criativa e nos ensina que para nos divertir precisamos comprar, ir aos shoppings, seguir uma moda, uma tendência que está sendo ditada por alguém ou um grupo de pessoas gananciosas que através de diversas maneiras como por exemplo a midia, TV, jornais, rádio, nos faz uma bela lavagem cerebral e nos faz pensar que para se divertir e aproveitar a vida você deve ter o celular mais caro, o videogame mais novo, deve estar com as roupas que os artistas usam, que você deve comer naquela rede de fast-food que passa na tv, pois lá é Cool! É chic! É da hora!
O modelo de felicidade proposto pelo capitalismo é esse, para ser feliz você deve comprar o que há de mais caro ou que as pessoas da mídia estão usando! Ou seja para ser feliz você tem que seguir as tendências de mercado! Ter muita grana! Ou seja, dinheiro traz felicidade! Alguns ainda brincam: " Dinheiro não traz felicidade, mas paga o meu botox e me deixa mais sorridente!". 
Vejo muita gente se matando para juntar dinheiro e até conseguem, mas que esquecem de um pequeno porém importante detalhe, SER FELIZ! Ironias a parte, não sou um extremista favor da pobreza, aonde se deve viver de ar e "amor". Não quero que pensem isso, claro que quando compramos algo que realmente desejamos ficamos felizes, mas é uma felicidade momentânea, passageira, não alimenta a alma.  Digo isso para que reflitam e pensem qual é o tipo de felicidade que estão buscando? Quais são seus objetivos? Ser feliz no dia de hoje, no momento de agora está em suas metas? Já escutei de muitos amigos e colegas meus: "Eu quando tiver meus 60 anos vou aproveitar a vida, vou viajar com minha esposa, curtir minha família e amigos". Ou seja, deixam a felicidade de lado para um momento futuro ao qual não tem certeza se chegaram até lá, só Deus sabe!
O conselho que eu deixo é ser feliz agora, neste exato momento, não deixe isso pra depois, não prorrogue essa experiência fantástica para outro momento. Mas muitos vão dizer..." Como vou ser feliz sem dinheiro, sem ter o carro do ano, sem ter a casa mais bonita do bairro!?"
Eu digo, seja feliz com o que tem agora, busque a felicidade nas coisas simples, na beleza de um sorriso amigo, na conversa com um ente querido, com sol que nasce e nos aquece e traz energia, com a chuva que alimenta a natureza, nos pássaros, nos animais, olhe ao seu redor, existe sempre algo que pode trazer felicidade sem ter que utilizar de drogas, entorpecentes, somo seres completos que podemos ser felizes com pouco se usarmos da sabedoria, este é um conceito diferenciado, oposto ao apresentado pelo capitalismo de felicidade.
 Reflita também se para você ser feliz você faz com que outras pessoas sejam infelizes ou sofram. O caminho ideal é ser feliz, fazendo as outras pessoas também felizes Não se deixe adoecer ou "fazerem sua cabeça!" pense nisso!

Uma semana FELIZ  para todos nós!

Daniel Andrade Vespúcio.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Atividades aquáticas - Atenção com as crianças!

Com o crescimento do turismo e lazer em geral em todo o país foram criados inúmeros Resorts, hotéis, pousadas, clubes e parques que oferecem atividades aquáticas aos seus usuários. O aumento do poder aquisitivo da população também proporciona a aquisição de piscinas em suas casas e nos condomínios.Vivemos em um país aonde as temperaturas são praticamente agradáveis boa parte do ano, temos uma costa repleta de belas praias e inúmeras opções para se banhar, nas cidades litorâneas é um hábito ir a praia dar aquela "refrescada".
 Mas nos períodos de férias escolares como julho e dezembro a março aonde já temos o nosso caloroso verão a busca por atividades aquáticas aumentam consideravelmente e sempre vemos nos jornais reportagens das praias e clubes repletos de pessoas.
A água é uma atividade realmente atrativa ao ser humano, essa atração por água já vem de quando estávamos na barriga de nossas mães, os benefícios que podem ser alcançados através de atividades aquáticas como a natação e hidroginástica são inquestionáveis. Os passeios de barco, escunas, veleiros caiaque e pedalinhos são super agradáveis mas desde que seja feito com segurança.
Mas devemos estar atentos com este elemento chamado água quando lidamos com o público infantil. A água fascina normalmente os pequenos e é normal que uma criança fique excitada quando falamos " Vamos para piscina!?" E um alvoroço festivo se inicia. Mas os cuidados nesta atividade devem ser triplicados, pois é uma atividade que por questão de segundos pode ser fatal, mas geralmente pensamos que isso nunca vai passar com a gente. Vejo sempre pais que por questões de EGO dizem: " Meu filho não precisa de colete! Ele nada há muito tempo!" Acha que o filho usar um colete salva-vidas ou boia é uma ofensa para ele. As piscinas e praias nas férias e feriados ficam repletas de crianças e adultos que se misturam, pais que se distraem com outros amigos, bebidas alcoólicas e quando alguém pergunta ainda sobre o filho se escuta: " Tá com Deus!" e segue em lazer sem preocupação com os filhos.

 Antes de tudo, tenha consciência sobre o perigo que as atividades aquáticas sem supervisão podem oferecer. É recomendável estar sempre por perto de seus filhos na água, verifique se existe salva-vidas na praia ou na piscina em quantidade suficiente ao número de pessoas no local, verifique a profundidade da piscina e delimite o espaço aonde a criança pode estar, se seu filho ainda está aprendendo a nadar, use colete salva-vidas em tamanho adequado ao peso e tamanho da criança. Dê uma ducha antes de entrar na piscina para eliminar o suor e manter a piscina mais limpa. Passe protetor solar generosamente e repita a aplicação sempre que possível. Hidrate bem e a cada 30 minutos pergunte se a criança quer ir ao banheiro e dê mais água.

  Crianças adoram correr nas bordas das piscinas e dar os chamados saltos "mortais" o que pode causar acidentes graves pois pode se chocar com a borda ou com outra pessoa que está mergulhando, utilize sempre as escadas para entrar e proíba que corram ao redor da piscina ou molhados. Evite brincadeiras de luta e jogar água nos olhos, o cloro causa irritação aos mesmos. Todo cuidado é pouco. Seu filho é o seu "Bem" mais precioso e não há dinheiro que pague por uma vida.



sábado, 7 de julho de 2012

Espaços de lazer - O que era pra ser divertido pode se transformar em um filme de terror! cuidado!


Um dos caminhos procurados por diversos empreendimentos comerciais para conseguir aumentar seu poder de atratividade  é investir em espaços de lazer e atividades recreativas para crianças dentro do estabelecimento, ou seja enquanto o filho está se divertindo, os país podem gastar mais. O problema é que a princípio parece fácil montar um espaço com atividades recreativas, aproveita-se aquele espaço físico que não está sendo utilizado, compra se alguns brinquedinhos e equipamentos, contrata-se uma pessoa qualquer e (isso quando ainda contratam...)pronto! Está montado o chamado “Kids Play”, parquinho ou Clubinho.

 Desta forma o empreendedor ao invés de criar um diferencial positivo para seu negócio, acaba de criar uma grande fonte de problemas e risco de vida para seus pequeninos usuários.

Podemos resumir que os ingredientes mais procurados por crianças e adolescentes em geral são alegria, diversão, adrenalina, liberdade, descoberta, emoção e aventura. Já para os pais o mais importante é ver seu filho feliz e seguro! 

É de primordial importância que os empreendedores que querem montar um espaço de lazer saberem a responsabilidade que tem ao se montar um espaço de lazer e os pais devem questionar e verificar a qualidade do espaço de lazer e dos profissionais que irão cuidar de seu filho. Criar um “clubinho” e “joguinhos” não é tão simples assim. Antes de tudo, o importante é preciso responder algumas questões como: Qual é o objetivo com seu espaço de lazer qual é ou quais são as faixas etárias a serem trabalhadas, qual é o espaço físico que possui para estes, mensurar o risco envolvido em todas as atividades, antes de tudo é importante é classificar as atividades a serem oferecidas quanto ao nível de periculosidade e verificar se esta atividade está realmente foi preparada e profissionais capacitados e provida de materiais que não ofereçam riscos e que preservem a segurança de seus praticantes. Os materiais devem ser inspecionados por profissionais constantemente. A higiene deve ser impecável pois serão muitas pessoas em contato com estes.

Ao se planejar um projeto de lazer, o gestor e sua equipe devem analisar diversos fatores e estar atento a muitos detalhes antes de elaborar a programação de atividades a serem oferecidas. Um dos objetivos é conseguir aliar o máximo de segurança a atividade sem extrair sua essência de prazer pela aventura sonhada. Porém o perigo não está somente nessas atividades consideradas “radicais”, o perigo pode estar também em atividades consideradas tranquilas e seguras.


O que parece ser simples pode se tornar um grande problema. Fique atento!

Dicas:
 Antes de deixar seu filho em kids play:

- Verifique se o estabelecimento possui licença e vistoria expedida pelo corpo de bombeiros;
- verifique a higiene do local;
- Pergunte se os funcionários tem cursos de primeiros socorros e se em caso de acidente qual é o procedimento a ser tomado;
- Observe o tratamento dado pelos monitores as crianças e se estão realmente atentos nas suas atividades;
- Observe qual é o estado e qualidade dos materiais e jogos;
- Veja se a quantidade de monitores é suficiente para o número de crianças presentes no espaço;

Boa diversão, com segurança, antes de tudo!

Daniel Andrade Vespúcio

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Lazer também precisa de ter qualidade!


 Hoje tocarei em assunto que acredito ser de suma importância  para todos nós: A qualidade do lazer!
Brincar, se divertir de uma forma geral pode parecer positivo, mas o que devemos estar atentos é qual a mensagem que esta atividade de lazer trás consigo? Que aprendizado esse momento de lazer passa?  Toda atividade leva uma informação consigo. É notável que a variedade de opções de lazer cresceram assustadoramente!

 Em comparação a 10 anos atrás, que não é muito tempo, veja quantas opções de lazer são lançadas no mercado!? As opções vão para todas as idades, mas que qualidade e que mensagem tem essas novas opções de lazer? O que parece divertido pode trazer um mensagem negativa oculta.  As vezes pais, recreadores, formadores de opinião como educadores, não se dão conta desta informações. 



Infelizmente oque tem prevalecido é a lei do capitalismo e o lazer oferecido a população em geral e as classes mais desfavorecidas, tem sido atacadas pelo capitalismo, porque  perante o nosso sistema capitalista o lema é: " Dar lucro!" não importa a mensagem que este lazer leva, se educa ou leva uma mensagem positiva isso pouco importa!

 Desenhos de luta, filmes de guerra, videogames com jogos de morte e destruição. Todas essas brincadeiras e jogos estão formando o seu filho e o adulto de amanhã! Aonde as crianças aprendem a serem agressivas? Claro que o ambiente familiar tem alta porcentagem neste processo, mas a qualidade das atividades de lazer de baixa qualidade que são oferecidas as crianças tem sua porcentagem de culpa também nessa onda de crianças mais egoístas agressivas, bullying!









Não importa e muito menos interessa se elas não trabalham a coletividade, hoje o importante é cada um ter o seu! Veja como estão as crianças de hoje, desde cedo já estão sendo inseridas neste sistema individualista, cada um com seu q, seu brinquedo, seu quarto e logo adiante seu computador, Iphone, Ipad, celular e por ai vai. Já foram contaminados pelo individualismo e egoísmo.
 
A qualidade e a oferta de opções de lazer públicas, são ainda pouco desenvolvidas em nosso país e quando são oferecidas, estão em poucas regiões, ou seja, a população em geral não tem acesso a estas atividades de qualidade. 




Fica o recado, antes de tudo, fique atento a mensagem que a atividade de lazer que você oferece ou busca possui um bom conteúdo, se passa uma boa mensagem. Brincar para educar! pense nisso! 

Boa semana!!!

Daniel Vespúcio

segunda-feira, 11 de junho de 2012

As férias estão chegando! E agora o que faço com meus filhos?

O período das tão esperadas férias se aproximam e as crianças já contam os dias para chegar o momento de dar um "stop" com as atividades escolares e se divertir! As crianças ficam ansiosas por este momento e alguns pais ficam em dúvida no que fazer. Nem todo mundo pode tirar férias em julho devido ao trabalho ou algum compromisso importante ou também por questões econômicas, pois férias com filhos normalmente é sinônimo de mais gastos e menos dinheiro no bolso! A verdade é que as crianças sem atividades nas férias pode se tornar um problema ou uma grande dor de cabeça!

A boa notícia é que se planejar bem, existem opções de lazer para todos os gostos e bolsos, nada impede que você proporcione ao seu filho momentos divertidos nas férias com pouco tempo e até mesmo pouco dinheiro.

Férias pode ser lembrado como momento de viajar, sair, mas isso não é verdade. As férias podem ser muito agradáveis em casa, ou com planejamento de alguns passeios e atividades na sua própria cidade de origem. O importante é você mostrar a seu filho que está dedicando parte de seu tempo em desenvolver atividades com ele, sem ele ou para ele. Com isso ele já terá um período de férias feliz!

 Claro que cada faixa etária e família tem uma necessidade de passar mais tempo ou menos tempo em família, ou existem outros casos de pais que não dispõe de muito tempo porque trabalham fora ou são divorciados, não podem ter férias neste período e ou ficam pouco tempo com os filhos. Você não precisa estar com ele 24horas, aliás sou a favor de que os pais tenham momentos sem os filhos também. O importante é saber equilibrar isto!

Se você não dispõe de muito tempo com seus filhos, é recomendável reorganizar seus horários livres e aproveitar este momento de férias para suprir os momentos ausentes em casa, os filhos tem necessidade de ter exemplos, nada melhor que os Bons exemplos sejam os dados pelos pais! Não deixe este papel para as Babás, avós, amigos, professores tios...o bom exemplo deve partir de vocês Pais!!!

Em 12 anos trabalhando com crianças em hotéis, clubes, colônias de férias e resorts pude observar que as crianças que apresentavam mais problemas de comportamento, os chamados "danadinhos" foram crianças que não tem pais presentes em sua educação, não são bons exemplos para seus filhos ou mimaram demasiado seus filhos dando presentes, fazendo tudo que eles querem. São crianças, filhos de pais que para suprir a ausência, enchem os filhos de presentes e não utilizam uma pequena palavra muito importante na educação chamada " NÃO" ou passaram esta responsabilidade para outra pessoa. Um crime na formação da criança. Fato!

Existem famílias que os pais são presentes no cotidiano e podem aproveitar este momento para também proporcionar ao filho novas experiências como colônias de férias, intercâmbios, acampamentos e viagens com amigos. É uma ótima opção para os filhos terem contato com outras crianças, fazer amigos e trabalhar a sociabilidade.

A primeira dica é saber quanto tempo você tem dedicado a seu filho? Quanto tempo você dispõe para passar com ele?

A segunda dica é converse com os seus filhos e tente descobrir o que ele gostaria de fazer nas férias em família? Junte toda a família e juntos planejem um programa para cada dia das férias. Seja sincero com seu filho, o que for possível de realizar diga que sim e se prometer tente cumprir, assuma apenas aquilo que você realmente pode fazer, o que não puder, explique porque, não crie expectativas falsas na cabeça dos pequenos, é um dos piores erros cometidos pelos pais co seus filhos. demonstre a ele que você é uma pessoa que ele pode confiar, de palavra!

Escrevam juntos em um caderno, todas as atividades que são possíveis de realizar no período das férias, verifique bem sua agenda pra não"furar" o compromisso com seu filho!

As atividades podem ser coisas simples como:  Passear na praça, jogar bola, andar de bicicleta, montar quebra-cabeças, jogar cartas, sair para pescar, passar a tarde no clube praticando esportes, brincar de cozinhar, tirar fotos malucas, coletar plantas no jardim, criar um brinquedo com materiais recicláveis,  visitar um parque,  zoológico, passear no campo, na fazenda, caminhar em um bosque...tente fazer com seu filho as brincadeiras que você fazia na sua infância!




Se dispõe de tempo, leve o para conhecer um museu, assistir um filme, teatro, shows musicais adequados para a idade da criança claro!
Talvez após praticar o que disse acima, você descubra o que parecia ser chato se tornou um grande prazer tanto pra você quanto para seu filho!

Pense nisso e boas férias!!!!




Daniel Andrade Vespúcio



quinta-feira, 31 de maio de 2012

Museo de los Niños - Abasto - Buenos aires


 Museo de los Niños
 Buenos Aires - Argentina


As pessoas que vão visitar a capital Buenos aires com crianças não podem deixar de conhecer um lugar incrível que se chama Museo de los Niños no que fica dentro do Shopping Abasto.

Para se ter uma ideia, o Museu das Crianças é uma Fundação sem fins lucrativos. Foi inaugurado em 20 de abril de 1999, na cidade de Buenos Aires.
No dia 18 de outubro de 2006 abriu o Museu da Criança de Alto Rosario, localizada no Alto de compras Rosário.



Eu estive visitando o Museu em maio e fui super bem acolhido cordialmente pela Coordenadora Gisela Tuchszer,  ela apresentou todo o espaço com muita amabilidade e atenção.

Descrever o espaço não é algo simples devido a sua riqueza de detalhes e atividades, podemos dizer que é  super espaço interativo e temático, aonde as crianças interagem com ações do cotidiano de uma cidade!




Por exemplo, as crianças podem brincar de ser um pedreiro, médico, fotógrafo, capitão, marinheiro, bancário, cozinheiro, locutor, jornalista, enfermeira, atriz, mãe e pai , e muito mais!


 
Além de ser um espaço interativo divertido o Museu oferece um espaço de encontro enriquecedor, onde permite integrar a ação alternativa, movimento, percepção, compreensão e expressão, a curiosidade incentivo, o interesse no conhecimento e na imaginação de uma transformação, despertando um ponto de vista sobre a vida urbana.




O museu foi projetado para encorajar cada criança a desenvolver seu próprio potencial, "aprender fazendo" e "brincar e se divertir aprendizagem".
.O Museu é dedicado a crianças até aos 12 anos, suas famílias, educadores e através de toda a comunidade. E para as crianças até 3 anos, tem dois quartos especialmente preparados para estimular a sua criatividade.O espaço é perfeito para crianças, além de todo espaço interativo, conta com uma sala de exposições e um auditório onde são realizadas mostras, exibições de filmes, palestras, apresentações de livros e diversos eventos.




Segundo a Sra. Gisele, são realizadas inúmeras visitas escolares,  o Museu das Crianças recebe anualmente um grande número de escolas da Capital Federal, Buenos Aires e de todo o país, além de muitos turistas estrangeiros e brasileiros que adoram o espaço! Comenta ela.

Aos que desejam uma opção de viagem divertida e educativa com filhos, fica a dica acima!

Para maiores detalhes e informações acesse ao site: http://www.museoabasto.org.ar 

Boa semana!!!



domingo, 20 de maio de 2012

O futuro do Planeta em nossas mãos!



Galera, em junho, líderes dos 193 Estados que fazem parte da ONU, além de representantes de vários setores da Organização, se reunirão aqui no nosso país, mais precisamente no Rio de Janeiro para discutir como podemos transformar o planeta em um lugar melhor para viver, inclusive para as futuras gerações. Um tema de extrema importância e que merece ser tratado com muita atenção e deve ser fiscalizada por todos nós, pois as ações decididas neste grande encontro terão grandes impactos em nossas vidas!


A realização dessa Conferência no Brasil foi idealizada pelo ex-presidente  Lula em 2007,. Ele fez a proposta para a ONU e o evento recebeu o nome de Rio+20 porque a reunião acontecerá no Rio de Janeiro, exatamente 20 anos depois de outra conferência internacional que tinha objetivos muito semelhantes: a Eco92, também promovida pela ONU, no Rio de janeiro, para debater meios possíveis de desenvolvimento sem desrespeitar o meio ambiente. 






Nossas ações todos dias impactam no meio ambiente, muitos pensam que preservar o meio ambiente é " não cortar árvores, preservar florestas", claro que isso é importante mas existem muitas ações que podem ser realizadas que auxiliam no processo de preservação do planeta.







Aos educadores e pais, recomendo que coloquem este tema em debate e proponha atividades em suas classes, que disseminem boas práticas ambientais ou crie novas ações que possam corrigir o nosso mau hábito de pensar que tudo é descartável e ampliar nosso angulo de visão sobre meio ambiente e preservação, mostrando que este assunto deve ser tratado com seriedade.




Cabe a nós todos educadores, despertar o interesse pela mudança em nosso cotidiano devemos colocar em prática boas ações em prol do meio ambiente como por exemplo:
Reduzir o tempo de banho? Não utilizar sacolas plásticas de supermercados, utilizar papéis reciclados, imprimir apenas o que seja realente necessário etc.


O importante é termos consciência que nós todos temos participação neste processo, ações consideradas "pequenas" como por exemplo, reduzir a utilização de materiais descartáveis, usar folhas de rascunho e diminuir o tempo de banho podem trazer grandes resultados se feitos por todos nós. " São das menores sementes que surgiram as maiores árvores" tudo tem valor e trará um resultado por menor ou insignificante que pareça.


Façamos algo enquanto é tempo!  Antes que seja tarde demais.
você pode ajudar votando na petição  que será enviada a Presidente Dilma, clique em: 
http://www.avaaz.org/en/brasil_veta_dilma_reblast/?vl






quinta-feira, 17 de maio de 2012

Lixo que virou luxo!

Educação ambiental, um tema essencial nos dia atuais, mas que ainda não é levado a serio como deveria. Aprender sobre preservar o meio ambiente é um tópico que merece mais cuidado por parte de todos nós!

Existe muito ainda para se fazer em torno do meio ambiente e a educação ambiental é uma das bases para o sucesso desta ação.





No caso de crianças, existem muitas atividades que já auxiliam neste processo de incutir bons hábitos quanto a proteção do meio ambiente.

A atividade de reciclagem pode ser utilizada como uma ótima opção para desenvolver nas crianças e adultos o interesse pelo meio ambiente, além de trabalhar a criatividade e nos propõe a questionar o capitalismo, o desperdício e ao mundo aonde "tudo é descartável" de atualmente. Eu digo que reciclagem é "lixo que virou luxo!".

Desenvolvi um trabalho de reciclagem em empreendimento hoteleiro, um espaço de reciclagem aonde proponho atividades sócio-ambientais e de reciclagem com os materiais que seriam descartados como lixo. Gastando quase nada, foi possível desenvolver muitas atividades com os materiais que seriam descartados. As crianças se divertem e ao mesmo tempo aprendem um pouco sobre esse tema tão vital para todos nós.

Em lojas de brinquedos, já se encontram se diversos brinquedos que além de divertir ensinam sobre temas importantes quanto ao meio ambiente. Brincar em geral é positivo, mas melhor é brincar e pensar que essa brincadeira ou jogo trás um aprendizado para quem participa.







Pela net se encontra também muitas informações e jogos interessantes sobre preservação e meio ambiente.
No site www.clickarvore.com.br você pode se cadastrar e virtualmente criar sua floresta e a cada click você planta uma árvore e empresas que patrocinam o site pagam uma muda para o projeto S.O.S MATA ATLÂNTICA. Acesse: http://www.clickarvore.com.br/.
Para as pessoas apaixonadas por jogos online a WWF preparou um jogo interessante sobre a preservação da natureza: https://www.facebook.com/AmazonAlive
Outro site interessante aonde se pode encontrar muitas informações e jogos ambientais é Greenvana:http://store.greenvana.com/busca/?fq=C:112/&fq=B:124
Acesse também:

Boa semana e que passem bem!!!

Abraços!

 Daniel Vespúcio


Assita ao video sobre reciclagem e educação ambiental!