O período das tão esperadas férias se aproximam e as crianças já contam os dias para chegar o momento de dar um "stop" com as atividades escolares e se divertir! As crianças ficam ansiosas por este momento e alguns pais ficam em dúvida no que fazer. Nem todo mundo pode tirar férias em julho devido ao trabalho ou algum compromisso importante ou também por questões econômicas, pois férias com filhos normalmente é sinônimo de mais gastos e menos dinheiro no bolso! A verdade é que as crianças sem atividades nas férias pode se tornar um problema ou uma grande dor de cabeça!
A boa notícia é que se planejar bem, existem opções de lazer para todos os gostos e bolsos, nada impede que você proporcione ao seu filho momentos divertidos nas férias com pouco tempo e até mesmo pouco dinheiro.
Férias pode ser lembrado como momento de viajar, sair, mas isso não é verdade. As férias podem ser muito agradáveis em casa, ou com planejamento de alguns passeios e atividades na sua própria cidade de origem. O importante é você mostrar a seu filho que está dedicando parte de seu tempo em desenvolver atividades com ele, sem ele ou para ele. Com isso ele já terá um período de férias feliz!
Claro que cada faixa etária e família tem uma necessidade de passar mais tempo ou menos tempo em família, ou existem outros casos de pais que não dispõe de muito tempo porque trabalham fora ou são divorciados, não podem ter férias neste período e ou ficam pouco tempo com os filhos. Você não precisa estar com ele 24horas, aliás sou a favor de que os pais tenham momentos sem os filhos também. O importante é saber equilibrar isto!
Se você não dispõe de muito tempo com seus filhos, é recomendável reorganizar seus horários livres e aproveitar este momento de férias para suprir os momentos ausentes em casa, os filhos tem necessidade de ter exemplos, nada melhor que os Bons exemplos sejam os dados pelos pais! Não deixe este papel para as Babás, avós, amigos, professores tios...o bom exemplo deve partir de vocês Pais!!!
Em 12 anos trabalhando com crianças em hotéis, clubes, colônias de férias e resorts pude observar que as crianças que apresentavam mais problemas de comportamento, os chamados "danadinhos" foram crianças que não tem pais presentes em sua educação, não são bons exemplos para seus filhos ou mimaram demasiado seus filhos dando presentes, fazendo tudo que eles querem. São crianças, filhos de pais que para suprir a ausência, enchem os filhos de presentes e não utilizam uma pequena palavra muito importante na educação chamada " NÃO" ou passaram esta responsabilidade para outra pessoa. Um crime na formação da criança. Fato!
Existem famílias que os pais são presentes no cotidiano e podem aproveitar este momento para também proporcionar ao filho novas experiências como colônias de férias, intercâmbios, acampamentos e viagens com amigos. É uma ótima opção para os filhos terem contato com outras crianças, fazer amigos e trabalhar a sociabilidade.
A primeira dica é saber quanto tempo você tem dedicado a seu filho? Quanto tempo você dispõe para passar com ele?
A segunda dica é converse com os seus filhos e tente descobrir o que ele gostaria de fazer nas férias em família? Junte toda a família e juntos planejem um programa para cada dia das férias. Seja sincero com seu filho, o que for possível de realizar diga que sim e se prometer tente cumprir, assuma apenas aquilo que você realmente pode fazer, o que não puder, explique porque, não crie expectativas falsas na cabeça dos pequenos, é um dos piores erros cometidos pelos pais co seus filhos. demonstre a ele que você é uma pessoa que ele pode confiar, de palavra!
Escrevam juntos em um caderno, todas as atividades que são possíveis de realizar no período das férias, verifique bem sua agenda pra não"furar" o compromisso com seu filho!
As atividades podem ser coisas simples como: Passear na praça, jogar bola, andar de bicicleta, montar quebra-cabeças, jogar cartas, sair para pescar, passar a tarde no clube praticando esportes, brincar de cozinhar, tirar fotos malucas, coletar plantas no jardim, criar um brinquedo com materiais recicláveis, visitar um parque, zoológico, passear no campo, na fazenda, caminhar em um bosque...tente fazer com seu filho as brincadeiras que você fazia na sua infância!
Se dispõe de tempo, leve o para conhecer um museu, assistir um filme, teatro, shows musicais adequados para a idade da criança claro!
Talvez após praticar o que disse acima, você descubra o que parecia ser chato se tornou um grande prazer tanto pra você quanto para seu filho!
Pense nisso e boas férias!!!!
Daniel Andrade Vespúcio
O Blog Brincar para educar vem com o objetivo de despertar, informar e debater sobre diversos temas ligados lazer, entretenimento, ócio e lúdico e seu papel relevante no processo de educação e na formação das pessoas em todas as idades. Quando pensar em recreação e lazer devemos não só vincular a crianças, mas também jovens e adultos pois no meu ponto de vista o processo de mudança e evolutivo do ser humano é um processo praticamente infinito e constante para todos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário