segunda-feira, 7 de maio de 2012

1,2,3...30? Não pule etapas da vida!

Ao se caminhar hoje pela rua, cena rara é ver crianças brincando, se divertindo, correndo em bandos como foi em minha infância....e acredito que muitos de nós foi assim também. brincávamos de pic esconde, amarelinha, mãe da rua, carrinho de rolimã, bola de gude, bodoque, elástico e por ai vai... não havia a oferta e variedade de jogos de hoje, o que nós ajudava a criar e desenvolver nossos jogos e brincadeiras com os recursos que tínhamos...tempos que quase não existem mais e deixaram saudades.

Claro que a insegurança do mundo atual é um dos principais motivos por essa ausência de crianças fazendo jogos e brincadeiras na rua, a violência não permite infelizmente as crianças de hoje ter essas experiências, como brincar na com seus amigos, primos, irmãos e vizinhos....o que mais se vê no mundo atual é como diz uma música: "ADO, AADO, CADA UM NO SEU QUADRADO!!!" e assim se perderam inúmeros jogos simples porém muito divertidos que aconteciam nos chamados Jogos de Rua. Mas com isso não só se perderam os jogos, mas também a sociabilidade, criatividade, coletividade...crescer pensando no outro, hoje cada criança tem o seu próprio: Celular, quarto, livro, Ipod, computador,  Tablet.

Hoje que se nota são crianças brincando sozinhas, cada um com seu brinquedo, jogos eletrônicos, PSP`s, tablet`s, computadores....e por ai vai!!!! Crianças que crescem em um mundo virtual, sem contato humano, sem histórias verdadeiras...Antes era um brinquedo pra 2,3,4,5,6 crianças compartirem,um tinha que emprestar para o outro...havia mais jogos coletivos além da tradicional "pelada" futebol, tínhamos queimada, marco polo, meninos brincavam mais com meninas e hoje bye, bye coletividade!

Se você tem mais de 30 anos, experimente um dia, conversar com um grupo de crianças de 07 a 12 anos? Pergunte quais são suas atividades preferidas? suas brincadeiras? seus assuntos? O que sabem sobre estilos musicais? Repare Sua maneira de vestir! se você ainda teve esta experiência, prepare-se! Pois as respostas serão poderão lhe trazer certa surpresa! Não são crianças...são quase adultas!

Depois reflita sobre estas questões...veja porque o Mundo mudou tanto!  As crianças de hoje queimam etapas importantes de sua vida, porque já crescem em ambiente totalmente adulto, participam de conversas adultas, frequentam espaços de adultos, ouvem músicas de adultos, se vestem como adultos e se individualizam cada vez mais...se tornam cada vez mais egoístas. Quando seus filhos estão com seus 4,5, 6,7,8 anos os pais dizem: " Olha que lindo, já parece um homenzinho...ou uma mulherzinha..."  "Filho, olha o celular que eu comprei pra você???...olha seu novo PC???...aqui está sua televisão pra você não precisar me incomodar mais ok!?" Mas depois dos 16 anos ficam se perguntando..."Não sei por que meu filho está assim tão rebelde, tão mau educado, egoísta!?"

  Não se dão conta do mau que fizeram a seus filhos durante a infância e adolescência...transformaram aquelas crianças doces em adultos que não sabem viver em sociedade educadamente, egoístas, sem valores morais e baixo intelecto.

 Brinque, eduque, socialize e enquanto é tempo! As crianças normalmente se tornam o reflexo de nossas ações, espelham em nossos atos ou ações. Fique atento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário