quarta-feira, 2 de maio de 2012

Brinque com seus filhos! Um grande passo para um melhor desenvolvimento de seus filhos.


Brinque com seus filhos! Um grande passo para um melhor desenvolvimento de seus filhos.

Diversão com os filhos

Quanto tempo do seu dia você dedica a brincar com seus filhos? Essa pergunta deve ser feita com frequência quando se tem filhos ou se planeja ter filhos. O tempo que se passar com os filhos, traz benefícios no desenvolvimento  de seu filho e na melhoria da relação familiar e social. Atualmente devido a diversos fatores, muitas famílias contratam babas para que se ocupem de cuidar de seus filhos e perdem esse momento especial de passar um momento do dia dedicado exclusivamente para seus filhos. Os filhos não criam vínculos com seus pais, perdem momentos importantes como almoçar, lanchar e ou jantar em família, um momento super importante no processo educativo familiar da criança. Outro grave erro, são pais que para suprir a ausência com os filhos, compram muitos presentes e evitam dizer o NÃO  para seus filhos porque se sentem culpados por não passarem o tempo devido com eles. Inicia-se assim um processo prejudicial a formação da criança...uma criança sem limites, logo, um adulto problemático.

Brincar, além de desenvolver, os educa, não e apenas uma distração, um passatempo para entretê-los, mas sim um modo de aprender, de experimentar e de se expressar.
Ele possibilita a socialização, o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança. É brincando que ela treina para a vida adulta.
Além de ser divertido, brincar faz com que as crianças entre em contato com o seu mundo interno, expressando suas angústias, medos e anseios nas diferentes etapas do seu desenvolvimento. Experimente passear em um parque, visitar um zoológico, andar de bicicleta fazer um jardim, montar um quebra-cabeças...tudo isso em família! vera o quanto pode ser divertido e aumentar os laços familiares durante estes momentos de convivialidade familiar.
Criança que não brinca, não é capaz de simbolizar e de aprender, prejudicando seu desenpenho acadêmico e relacional.
As crianças têm a capacidade de se entreter desde muito cedo, seja com as próprias mãos, ou com as da mãe. Aos poucos ela passa a dar seus gritinhos e interessa-se pelo chocalho. Depois, por aquela brincadeira de esconder o rosto e assim por diante.
E assim acontece ao longo do seu desenvolvimento, possibilitando uma gama de novos jogos, descobertas, estimulando a criatividade. A criança evolui mais nos seis primeiros anos de vida que em qualquer outra fase.
Brincadeiras
Hoje em dia, as crianças tem se desenvolvido precocemente, o que não e benéfico na formação intelectual da mesma. Recomendo evitar conversar de assuntos, filmes, canais, revistas e jogos que não são apropriados a idade da criança na presença delas. Opte por discutir relações e problemas em espaços reservados, evitando expor seus filhos a uma situação constrangedora. Apoie a pratica de esportes e jogos coletivos, controle o uso de videogames, computadores e jogos eletrônicos em geral. Breve postarei atividades de lazer recomendadas divididas por faixa etárias. Bom, recomendo divertir com seus filhos, não perca esta oportunidade unica! Boa diversão em família!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário